Novo estudo de mercado revela oportunidade no mercado de biscoitos

Na América do Sul, a categoria de biscoitos é atrativa e madura, porém os produtores ainda enfrentam obstáculos diários

– A DuPont Nutrition & Health junto com o Euromonitor, empresa de pesquisa de mercado globalmente reconhecida, conduziram recentemente um estudo de mercado no Brasil, Argentina e Colômbia para entender melhor os principais desafios enfrentados pela categoria de biscoitos.

Nestes países, biscoitos é uma grande categoria, atrativa, madura e de processos tradicionais, porém com muitos desafios. O objetivo do estudo realizado entre a DuPont Nutrition & Health e o Euromonitor1, foi para entender como apoiar os produtores de biscoitos a atender a demanda dos consumidores e os pontos que mais se destacaram foram: melhora do perfil nutricional com adição de ingredientes especiais como fibras e proteínas, outros ingredientes especiais junto com a redução de açúcar e gordura.

Os produtores de biscoitos enfrentam muitos desafios de produção, como o checking, o que pode causar rachaduras e quebras nos biscoitos, devido à má distribuição de calor e de água na massa. A variação de peso é outro desafio importante para a indústria e gera grandes perdas aos produtores. Isso é provocado pela expansão dos biscoitos, que podem variar consideravelmente, o que afeta o número de unidades por embalagem e consequentemente impacta no lucro.

“Essa é uma categoria de pouca inovação, mas ainda há muito espaço para a indústria atender e surpreender os desejos do consumidor”, disse Vanessa Martins Mendes líder de marketing para biscoitos e panificação. “Como desenvolver produtos mais saudáveis e com apelos específicos para necessidades distintas, como para o público de adultos com mais de 60 anos, um público que só tende a crescer e geralmente deixa de consumir essa categoria porque busca outros produtos que atendam às suas necessidades tão pouco exploradas”. 

Estas são algumas das descobertas interessantes do estudo: 

· De acordo com o estudo1, na América do Sul, o Brasil representa 52% de toda a produção de biscoitos, seguido pela Argentina com 23%. Na região, 65% de toda a produção é de biscoitos doces, exceto a Colômbia, onde o mercado de biscoitos salgados é o maior. A Argentina tem o consumo per capita mais alto do mundo, tanto de biscoitos doces como de salgados.

· Os fatores que mais influenciam o consumidor brasileiro no momento da compra são: preço, quantidade de fibras e açúcar e a lista de ingredientes2. Apesar de preço ainda ser um apelo forte, dada a popularidade da categoria, produtos voltados para a saúde com adição de grãos, ou diminuição dos níveis de açúcar, gordura e calorias são tendências. Posicionamentos de saudabilidade, ganha cada vez mais atratividade neste mercado.

· Outros fatores importantes que influenciam no momento da compra são, a grande variedade de sabores, a adição de nutrientes como cálcio, vitaminas e proteínas, redução de açúcar e sal, embalagens que mantenham o frescor, variedade de grãos e produtos orgânicos2.

· Ao redor de 18% dos brasileiros concordam com a seguinte informação “Às vezes, eu compro versões mais saudáveis para poder consumir um snack sem culpa”. Indicando que o consumidor procura versões mais saudáveis dentro e fora da categoria, porém, a recessão econômica nos últimos anos, prejudicou o poder de compra dos brasileiros.

A DuPont Nutrition & Health é a produtora de ingredientes com o portfólio mais completo para oferecer ao mercado de biscoitos soluções para cada um dos desafios industriais identificados na pesquisa assim como atender os desejos do consumidor, com produtos mais saudáveis e rótulos mais limpos, além de possuir inúmeros conceitos inovadores desenvolvidos e já testados para surpreender diferentes públicos. Entre em contato com a DuPont N&H e compartilhe sua necessidade, juntos chegaremos em novas soluções.

 

1 Euromonitor, DuPont's proprietary research.

2 Mintel's Cookies and Crackers Brazil, November 2017

Sobre a DuPont™ Danisco®
DuPont ™ Danisco® é a marca de uma linha de ingredientes que ajudam a proporcionar uma maior bioproteção, um perfil nutricional melhorado e melhores sabores e textura com maior rentabilidade e menor impacto ambiental, atendendo as necessidades de fabricantes de alimentos e bebidas, suplementos alimentares e de alimentos para pets. Através do trabalho global de cientistas e tecnólogos de alimentos na DuPont, a linha Danisco® está respaldada por um espectro amplo e único de conhecimentos técnico sobre aplicações e processos. www.danisco.com
 

Sobre a DuPont Nutrition & Health
A DuPont Nutrition & Health, é uma unidade de negócio da DowDuPont Specialty Products Division, combina um profundo conhecimento em alimentos e nutrição com pesquisas atuais e conhecimentos científicos com o objetivo de entregar um valor inigualável às indústrias de alimentos, bebidas e suplementos alimentares. Desenvolvemos soluções inovadoras, baseadas no profundo conhecimento dos consumidores e em um amplo portfólio de produtos para ajudar seus clientes a transformar os desafios em oportunidades de negócios. Para mais informações www.food.dupont.com.
 

Sobre a DowDuPont Specialty Products Division
A DowDuPont Specialty Products, uma divisão da DowDuPont (NYSE: DWDP), é líder global em inovação com materiais, ingredientes e soluções baseadas em tecnologia, auxiliando na transformação das indústrias e da vida diária. Nossos funcionários aplicam seus conhecimentos e a ciência para auxiliar nossos clientes no desenvolvimento das melhores ideias, oferecendo inovações essenciais para os mercados mais estratégicos, como o de eletrônicos, transportes, construção, saúde e bem-estar, alimentação e segurança do trabalho. A DowDuPont pretende transformar a divisão de Specialty Products em uma empresa pública e independente. Para mais informações, acesse www.dow-dupont.com.