A DUPONT APLAUDE A DECISÃO DO USDA SOBRE CARRAGENA

Carrageenan_Seaweed-Farming-690

A decisão de continuar a apoiar os ingredientes em alimentos orgânicos confirma a segurança e o valor da carragena

A DuPont Nutrition & Health e uma ampla aliança de cientistas, nutricionistas, produtores de alimentos, ambientalistas, produtores de algas marinhas e consumidores apoiam a decisão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para o uso da carragena em alimentos orgânicos nos Estados Unidos.

Em uma vitória notável para a carragena, a agência considerou uma recomendação de 2016 pelo Conselho Nacional de Normas Orgânicas dos EUA (NOSB) de remover carragena da lista nacional de ingredientes permitidos em alimentos orgânicos, mas finalmente decidiu renovar sua permissão.  

Ao tomar essa decisão, o USDA considerou as evidências científicas e os comentários das partes interessadas, em última análise, reafirmando a segurança e o valor da carragena como ingrediente alimentar. Em um aviso do Registro Federal, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos declarou que “a carragena continua necessária para o manuseio de produtos agrícolas devido à indisponibilidade de substitutos totalmente naturais A carragena possui usos específicos em uma série de produtos agrícolas, e comentários públicos relataram que substitutos em potencial não reproduzem adequadamente as funções da carragena em todo seu amplo escopo de uso.”  O USDA concluiu que a renovação da carragena para a Lista Nacional “evitará possíveis interrupções para a indústria orgânica e para o público”.

A carragena é amplamente aceita e usada como um ingrediente em muitos alimentos, graças à sua combinação de atributos e amplitude de funcionalidade. Uma pesquisa independente com profissionais de formulação de alimentos confirmou que a carragena é o ingrediente mais aceito para determinados alimentos, superando todos os outros ingredientes pesquisados, incluindo aqueles também aprovados para uso em produtos orgânicos.

A carragena é o único estabilizante não sintético aprovado atualmente e permitido para utilização em fórmula infantil orgânica líquida nos EUA. Um relatório do Comitê de Especialistas FAO / OMS concluiu que a carragena é segura para estabilizar e manter os nutrientes adequadamente distribuídos na fórmula infantil.

“Elogiamos o USDA por levar a sério sua responsabilidade de revisar a recomendação do NOSB e tomar uma decisão com base nos fatos e na ciência”, disse Michiel van Genugten, gerente global de linha de produtos de Extratos de Algas Marinhas & Cores. “Isso permitirá que os produtores de alimentos orgânicos continuem a usar um ingrediente seguro e versátil do qual eles dependem e que os consumidores apreciem os alimentos que eles conhecem e amam”.

Durante o período de comentários anteriores à recomendação do NOSB, cientistas, formuladores de alimentos profissionais, representantes da indústria e de ONGs, produtores de algas marinhas e consumidores testemunharam o valor contínuo da carragena como ingrediente em alimentos orgânicos e como uma indústria que emprega 75.000 famílias de agricultores de algas marinhas em economias em desenvolvimento em todo o mundo:

· A carragena é colhida de forma sustentável e prontamente disponível; algumas alternativas à carragena têm restrições de patente que limitam os fornecedores.

· A reformulação que elimina a carragena pode alterar a cor, o odor e o sabor de alguns produtos e pode gerar custos significativos.

· O cultivo de algas marinhas é um dos tipos de aquicultura que mais respeitam o meio ambiente: Não utiliza terra arável, água doce, tratamentos químicos ou fertilizantes.

· O cultivo de carragena ajudou a tirar famílias da pobreza e melhorou o bem-estar econômico e social de milhares de comunidades em países do sudeste da Ásia e da África.

·         Existem décadas de pesquisa afirmando a segurança da carragena como um aditivo. Até mesmo o NOSB reconheceu que não há evidência confiável mostrando que a carragena é insegura, afirmando: “Descobrimos que o corpo de evidências científicas não apoia as alegações de impactos negativos à saúde humana sobre o consumo de carragena em alimentos processados”.

Para mais informações sobre carragenas e a importância da ciência dos alimentos, visite Food Science Matters.

Para ler uma revisão da ciência da segurança das carragenas, faça o download de “A Closer Look at Carrageenan.”

 

Sobre a DuPont Nutrition & Health

A DuPont Nutrition & Health, é uma unidade de negócio da DowDuPont Specialty Products Division, combina um profundo conhecimento em alimentos e nutrição com investimento em pesquisa e ciência com o objetivo de entregar um valor inigualável às indústrias de alimentos, bebidas, farmacêuticas e suplementos alimentares. Desenvolve soluções inovadoras, baseadas no profundo conhecimento dos consumidores e em um amplo portfólio de produtos para ajudar seus clientes a transformar os desafios em oportunidades de negócios. Para mais informações www.food.dupont.com

 

Sobre a DowDuPont Specialty Products

A DowDuPont Specialty Products, uma divisão da DowDuPont (NYSE: DWDP), é líder global em inovação com materiais, ingredientes e soluções baseadas em tecnologia, auxiliando na transformação de indústrias e da vida. Nossos funcionários aplicam seus conhecimentos científicos e sua diversa experiência para auxiliar nossos clientes no desenvolvimento das melhores ideias, oferecendo inovações essenciais para os mercados mais estratégicos, como o de eletrônicos, transportes, construção, saúde e bem-estar, alimentação e segurança do trabalho. A DowDuPont pretende transformar a divisão de Specialty Products em uma empresa independente e de capital aberto. Para mais informações, acesse www.dow-dupont.com.