DuPont Nutrition & Health Science Recebe Aprovação de Alegação de Propriedade Funcional para Probiótico no Brasil

Autoridades Brasileiras Reconhecem o Bifidobacterium lactis HN019™ Como Benéfico para a Saúde Gastrointestinal.

DuPont Nutrition & Health anunciou hoje que recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), reconhecendo a eficácia da cepa Bifidobacterium lactis HN019 ™ como probiótico. Agora, clientes no Brasil poderão usar o qualificado probiótico da DuPont e desenvolver alimentos e suplementos alimentares contendo probióticos com mais rapidez e com alegação para a saúde gastrointestinal.

Diante dos rígidos critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a aprovação da alegação de propriedades funcionais é uma importante vitória para a DuPont - e um poderoso reconhecimento da ciência por trás da cepa probiótica Bifidobacterium lactis HN019™.

Alegações na Embalagem

A aprovação significa que os alimentos e suplementos contendo a cepa podem agora trazer na embalagem a declaração de que o "Bifidobacterium lactis HN019™” contribui para a saúde gastrointestinal”.

“Durante seu cuidadoso processo de avaliação, a autoridade sanitária reconheceu o potencial efeito do HN019™ para a saúde e nossa competência como um fornecedor confiável de probióticos. Para nossos clientes, isso significa que o processo de aprovação de seus produtos será provavelmente mais rápido e bem-sucedido”, diz Carolina Zago, Gerente de Assuntos Regulatórios da DuPont Nutrition & Health para América do Sul.

Documentado pela Ciência

Desde 2015, quando a ANVISA aumentou suas exigências de aprovação de produtos contendo probióticos, muitas solicitações falharam devido à insuficiente documentação de segurança ou eficácia. Isso faz com que a aprovação do HN019™ seja um grande avanço para a DuPont.

Diversos estudos in vitro e clínicos documentaram o efeito positivo do HN019™ para a saúde gastrointestinal e nas funções imunológicas. Em dois estudos de intervenção alimentar, o consumo de HN019™ modulou favoravelmente a composição da microbiota intestinal - mesmo com uma dose baixa.

Uma meta-análise com quatro ensaios clínicos também mostrou que o consumo diário de HN019™ aumenta a atividade imune celular em idosos saudáveis.

Um ecossistema intestinal em equilíbrio

 “Nosso sistema gastrointestinal é um ecossistema extremamente complexo - e representa nossa maior área de contato com o meio ambiente. Contamos com nossa microbiota intestinal para digerir e absorver nutrientes, eliminar resíduos e estimular a resposta imunológica do organismo, para que possamos estar mais protegidos de possíveis patógenos”, explica Daniel Borges, gerente de produtos da DuPont Nutrition & Health.

“Com a aprovação dessa alegação, a ANVISA reconheceu a capacidade do HN019™ de ajudar a manter esse ecossistema em equilíbrio”.

Entre os cientistas, uma maior concentração de Lactobacillus e Bifidobacterium no intestino está amplamente associada a um trato gastrointestinal mais saudável.

A Colaboração é fundamental no Processo de Aprovação

A DuPont possui um amplo portfólio cientificamente comprovado de culturas probióticas DuPont™ Danisco® para alimentos e suplementos alimentares, com a capacidade de fornecer suplementos probióticos prontos em uma variedade de formatos. Grande parte da pesquisa com probióticos é conduzida no Centro de Saúde e Nutrição da DuPont, trabalhando em colaboração com especialistas internos para assuntos regulatórios e órgãos externos.

“Continuamos nosso trabalho para obter novas cepas probióticas incluídas na lista positiva no Brasil. Esse árduo trabalho segue o sucesso na Suíça, onde o probiótico DuPont™ Danisco® Bifidobacterium lactis HN019™ também foi reconhecido como um alimento auxiliar à digestão, reduzindo o tempo de trânsito e também no Japão, onde o HN019™ foi registrado para melhorar a evacuação para as pessoas que sofrem de constipação, permitindo que o fabricante declare as propriedades probióticas na embalagem.  Estes resultados positivos validam ainda mais a forte evidência científica de que a DuPont tem sobre a ligação entre a saúde digestiva e os probióticos, e procuramos construir essa aprovação no futuro. ”, diz Megan DeStefano, Gerente Global de Marketing para Probióticos da DuPont Nutrition & Health.

Saiba mais sobre nossas cepas probióticas em www.danisco.com/product-range/probiotics/

Sobre a DuPont Nutrition & Health
A DuPont Nutrition & Health, é uma unidade de negócio da DowDuPont Specialty Products Division, combina um profundo conhecimento em alimentos e nutrição com pesquisas atuais e conhecimentos científicos com o objetivo de entregar um valor inigualável às indústrias de alimentos, bebidas e suplementos alimentares. Desenvolvemos soluções inovadoras, baseadas no profundo conhecimento dos consumidores e em um amplo portfólio de produtos para ajudar seus clientes a transformar os desafios em oportunidades de negócios. Para mais informações www.food.dupont.com

Sobre a DowDuPont Specialty Products
A DowDuPont Specialty Products, uma divisão da DowDuPont (NYSE: DWDP), é líder global em inovação com materiais, ingredientes e soluções baseadas em tecnologia, auxiliando na transformação das indústrias e da vida diária. Nossos funcionários aplicam seus conhecimentos e a ciência para auxiliar nossos clientes no desenvolvimento das melhores ideias, oferecendo inovações essenciais para os mercados mais estratégicos, como o de eletrônicos, transportes, construção, saúde e bem-estar, alimentação e segurança do trabalho. A DowDuPont pretende transformar a divisão de Specialty Products em uma empresa pública e independente. Para mais informações, acesse www.dow-dupont.com.