Pesquisa da DuPont Nutrition & Health Demonstra que Proteína é Essencial para um Resultado Exitoso de Perda e Manutenção de Peso

Resultados de um Estudo Clínico Demonstram que a Incorporação de Proteína de Soja em uma Dieta com Baixo Conteúdo Calórico e Alto Conteúdo de Proteína Leva a uma Perda Significativa de Gordura Corporal

O ponto chave para um plano bem-sucedido de perda de peso é perder gordura corporal enquanto conserva o tecido muscular magro. Embora perder peso ou gordura corporal nunca seja fácil, muitos consumidores que alcançam esse êxito, frequentemente descobrem que manter o novo peso é ainda mais desafiador.

A capacidade de perder peso e mantê-lo é o foco central de um estudo colaborativo focado em saúde e bem-estar, liderado por pesquisadores do Anschutz Medical Campus da Universidade de Colorado, com o apoio da DuPont Nutrition & Health. O estudo, publicado na edição de junho da Obesity Science & Practice, avalia a eficácia da incorporação de alimentos à base de proteína de soja na dieta com baixo conteúdo calórico e rica em proteínas, para a perda de peso, em comparação com outras fontes de proteína, em adultos com sobrepeso e com obesidade. Outros estudos vêm apresentando o sucesso de dietas ricas em proteínas para perda de peso. Este estudo examinou a eficácia de uma intervenção para a perda de peso com baixo conteúdo calórico e com maior conteúdo de proteína que durou 4 meses, com restrição de energia e maior teor de proteína, seguida por uma fase de manutenção de peso de 8 meses adicionais.

Os resultados mostraram que ambos os grupos que receberam uma dieta rica em proteína e baixo conteúdo calórico perderam quantidades similares e significativas de peso corporal. Além disso, a maior parte do peso perdido foi gordura. Alguns participantes recuperaram o peso durante o período de acompanhamento, de oito meses, mas não houve diferenças significativas entre os grupos de tratamento dietético, em nenhum dos resultados ao longo do ensaio de 12 meses.

Ambos os grupos perderam uma média de 3-4% de gordura corporal ou mais de 6 kg de perda total de gordura durante a fase de dieta com baixo conteúdo de calorias e rica em proteínas. Os participantes mantiveram a perda de 4 kg de gordura até o final da intervenção de um ano.

"A proteína é uma parte importante em uma dieta para perda de peso", disse Ratna Mukherjea, especialista técnica da DuPont Nutrition & Health. "As fontes magras de proteína de alta qualidade, como a soja, favorecem para maior perda de tecido adiposo em comparação com o tecido magro".

Os alimentos incluídos no estudo, desenvolvidos por cientistas de alimentos da DuPont Nutrition & Health, continham 20 g de proteína de soja magra e de alta qualidade, por porção, como uma bebida em pó, um hambúrguer vegetal de soja tipo carne e uma barra de proteína nutricional. Essas opções estavam disponíveis para os participantes durante as fases de perda e manutenção de peso do estudo. Os resultados deste estudo fornecem evidências de que o consumo de alimentos ricos em proteína de soja pode ser uma parte importante de uma dieta para perda de peso, já que favorecem a massa magra e a perda de da gordura e também são úteis a manter essas melhorias ao longo do tempo.

“A principal mensagem deste estudo é que as pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou com base em vegetais com alto conteúdo em proteínas podem ter sucesso na redução do peso corporal", disse James O Hill, Ph.D., líder em pesquisa de perda de peso e autor principal do estudo. “Este estudo se focou mais sobre o bem-estar, a longo prazo, associado à redução de peso. Uma grande luta para quem está em dieta é manter seu novo peso e todos os benefícios para a saúde relacionados com a perda de peso ao longo do tempo”.

A proteína de soja é uma proteína vegetal de alta qualidade, sua eficiência é comparável a outras proteínas para a perda de peso entre adultos saudáveis, com sobrepeso e / ou obesos de meia-idade. Além disso, dietas contendo proteína de soja demonstraram apoiar a saúde a longo prazo, diminuindo os fatores de risco associados à doença cardiovascular. Essas descobertas são especialmente relevantes para pessoas em dietas que escolhem aumentar o consumo de fontes vegetais, como o das Dietary Guidelines for Americans (pautas alimentícias para americanos) ou aqueles que se esforçam para aderir a um padrão alimentar vegetariano ou flexitariano.

Você pode ler o artigo da revista que apresenta as descobertas do estudo aqui.

Sobre a DuPont Danisco
DuPont ™ Danisco® é a marca de uma linha de ingredientes que ajudam a proporcionar uma maior bioproteção, um perfil nutricional melhorado e melhores sabores e textura com maior rentabilidade e menor impacto ambiental, atendendo as necessidades de fabricantes de alimentos e bebidas, suplementos alimentares e de alimentos para pets. Através do trabalho global de cientistas e tecnólogos de alimentos na DuPont, a linha Danisco® está respaldada por um espectro amplo e único de conhecimentos técnico sobre aplicações e processos. www.danisco.com.

 

Sobre a DuPont Nutrition & Health
A DuPont Nutrition & Health, é uma unidade de negócio da DowDuPont Specialty Products Division, combina um profundo conhecimento em alimentos e nutrição com pesquisas atuais e conhecimentos científicos com o objetivo de entregar um valor inigualável às indústrias de alimentos, bebidas e suplementos alimentares. Desenvolvemos soluções inovadoras, baseadas no profundo conhecimento dos consumidores e em um amplo portfólio de produtos para ajudar seus clientes a transformar os desafios em oportunidades de negócios. Para mais informações www.food.dupont.com

 

Sobre a DowDuPont Specialty Products
A DowDuPont Specialty Products, uma divisão da DowDuPont (NYSE: DWDP), é líder global em inovação com materiais, ingredientes e soluções baseadas em tecnologia, auxiliando na transformação das indústrias e da vida diária. Nossos funcionários aplicam seus conhecimentos e a ciência para auxiliar nossos clientes no desenvolvimento das melhores ideias, oferecendo inovações essenciais para os mercados mais estratégicos, como o de eletrônicos, transportes, construção, saúde e bem-estar, alimentação e segurança do trabalho. A DowDuPont pretende transformar a divisão de Specialty Products em uma empresa pública e independente. Para mais informações, acesse www.dow-dupont.com.